Top view of young man is sleeping in the bed.

Xixi na cama: entenda quais são as causas e como lidar

Normalmente, exercemos controle sobre nossa bexiga e só urinamos quando desejamos e não quando a vontade surge. Contudo, esse controle não nasceu conosco, ele foi adquirido durante o nosso desenvolvimento. Por isso, as crianças estão mais sujeitas a fazer xixi na cama. Você já sofreu com esse problema? Seu filho já passou por isso? Sabe por que ocorre? Então, leia nosso artigo sobre o assunto.

O que é enurese?

Enurese é o termo utilizado na medicina para definir a doença que tem como principal sintoma o xixi na cama. Apesar de ser comum em crianças, também pode afetar os adolescentes e adultos. O controle que nos permite segurar a vontade de urinar é feito pelo esfíncter uretral. Normalmente, as crianças e os idosos são os que apresentam mais dificuldade em ter o controle desse músculo. Diferentemente da incontinência urinária, a enurese é mais frequente na infância e a vontade de urinar surge durante o sono, sendo uma condição involuntária. A enurese pode se manifestar de duas maneiras. A primária ocorre continuamente e a criança faz xixi na cama todas as noites. É o tipo mais comum de manifestação. A secundária ocorre quando a criança controla a bexiga, mas molha a cama, no mínimo, a cada 6 meses.

Quais são as causas do xixi na cama?

A principal hipótese indica que a causa seja uma imaturidade neurofisiológica, ou seja, a criança tem o mal desenvolvimento da área do cérebro responsável pela aprendizagem, dificultando a ação de controle dos esfíncteres. Outras causas de enurese em crianças são:
  • Falta de sensação de bexiga cheia;
  • Baixo nível do hormônio antidiurético (ADH);
  • Distúrbios do sono.
Quando acomete adultos, é comum que ocorra em pessoas que nunca tenham apresentado o sintoma. As causas costumam ser:
  • Desgaste da musculatura que controla a urina;
  • Urinar em excesso (poliúria);
  • Infecção urinária;
  • Consumo excessivo de diuréticos, álcool ou café;
  • Uso de medicamentos para dormir;
  • Diabetes;
  • Estresse e ansiedade;
  • Problemas neurológicos.

Como lidar com o xixi na cama?

A criança se desenvolve constantemente, mas somente a partir dos quatro ou cinco anos de idade é aquela adquire a continência noturna. A partir dessa fase, o xixi na cama pode ser um motivo de preocupação.  Em uma consulta com um pediatra, ele irá analisar os sintomas da criança e recomendar ou não a ida a um nefrologista ou a um urologista pediátrico. Caso a criança tenha algum distúrbio emocional, a consulta pode ser antecipada.  O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos ou com sessões de fisioterapia. Os pais devem estimular a criança a beber água durante o dia e reduzir sua ingestão à noite. Além disso, precisam incentivá-la a urinar antes de dormir. A relação com a criança precisa ser positiva e saudável, com os pais sempre demonstrando compreensão de que a situação não é forçada, mas sim decorre de um problema interno. O mesmo tipo de compreensão deve ocorrer com pacientes adultos. Além disso, deve-se evitar a pressão para que o indivíduo consiga controlar sua bexiga. Do contrário, a ação pode ter efeito reverso e desacelerar o processo. O importante é detectar os sintomas no momento certo e iniciar o tratamento prescrito o quanto antes. Assim, o indivíduo deixará de fazer xixi na cama o quanto antes. Quer saber mais? Clique no banner!