49175548 - couple is lying in bed upset after argument

Impotência sexual: quais são as causas e como tratar?

Para a maioria dos homens, a masculinidade está diretamente ligada ao seu desempenho sexual. Porém, como não gostam de falar sobre o tema, não sabem quais são as causas e nem conhecem os tratamentos disponíveis para a impotência sexual. Para que você se mantenha informado sobre o assunto, preparei esse artigo para explicar mais sobre a disfunção erétil e apresentar os sintomas, as causas e os tratamentos para ela.

O que é a impotência sexual?

É uma condição que se caracteriza pela incapacidade ou dificuldade em ter uma ereção ou mantê-la, impedindo a relação sexual. No entanto, só é considerada de fato um problema, quando essa situação acontece em, pelo menos, 50% das tentativas. Geralmente, a impotência sexual afeta os homens entre 50 e 80 anos de idade. Contudo, também pode acometer aos mais jovens, como um sintoma de outras doenças.  A dificuldade em ter ou manter uma relação sexual pode trazer diversos prejuízos à saúde física e mental do homem. Não é raro que os pacientes apresentem um quadro depressivo. Infelizmente, ainda há um tabu muito grande quando se fala de disfunção erétil. Isso contribui para a total desinformação da população sobre o assunto e é uma das causas do baixo índice de homens que procuram auxílio médico para tratar o problema.

Quais são os sintomas da impotência sexual?

O sintoma óbvio é a incapacidade de ter ou manter o pênis ereto para a prática do sexo. Porém, existem algumas características que também podem indicar a presença desse distúrbio. São elas:
  • Ereção menos rígida e mais flácida;
  • Diminuição do tamanho do pênis quando ereto;
  • Demorar mais tempo para atingir a ereção;
  • Dificuldade em manter-se ereto durante a penetração em algumas posições sexuais;
  • Para alcançar a ereção, precisa de maior concentração e esforço;
  • Diminuição dos pelos pelo corpo;
  • Menor número de ereções espontâneas ao acordar;
  • Ejaculação precoce.
Contudo, para que indiquem um quadro de impotência sexual, precisa haver uma combinação desses sintomas. Apenas o urologista está qualificado para realizar o diagnóstico e confirmar ou não o problema.

Quais são as possíveis causas?

A disfunção erétil tem causa multifatorial, ou seja, pode ser causada por diferentes condições ou pela associação delas. A origem mais comum ocorre em função da deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DEM), também chamada de andropausa. Com o avançar da idade, os testículos deixam ou reduzem a produção do hormônio testosterona. Em consequência disso, o homem tem a sua libido reduzida, o que afeta sua ereção. A impotência também pode ser um sintoma de outras condições, tais como, diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, tabagismo e obesidade. O uso de alguns medicamentos também pode afetar o desempenho sexual do homem.

Existe tratamento para impotência sexual?

Existem diferentes formas de tratamento que variam de acordo com a causa da disfunção. Os métodos mais utilizados são:
  • Terapia de reposição hormonal: consiste em repor os hormônios que estão deficientes no organismo para que as funções perdidas sejam restabelecidas, entre elas, o aumento da libido. A reposição pode ser feita por meio de cápsulas, adesivos ou injeções de testosterona;
  • Uso da bomba de vácuo: é um mecanismo que promove a ereção e é indicado para pacientes que não podem fazer a terapia de reposição;
  • Cirurgias: a implantação de próteses penianas é uma alternativa indicada apenas como último recurso, quando os outros métodos não funcionam;
  • Uso de medicamentos estimulantes: atualmente existem diferentes tipos de remédios que ajudam o homem a ter uma ereção. Porém, eles devem ser prescritos pelo urologista e são apenas paliativos, não produzindo resultados no longo prazo;
  • Acompanhamento psicológico: em alguns casos, a origem da disfunção erétil está na mente do paciente. Por isso, o acompanhamento de um psicólogo ou a realização de terapia de casal pode restabelecer a saúde sexual do homem.
Agora você já sabe tudo sobre impotência sexual e está bem informado sobre o assunto. Caso tenha outras dúvidas, procure um urologista para ser orientado. Quer saber mais? Clique no banner!