Hormônios e fraqueza muscular_ entenda a relação

Hormônios e fraqueza muscular: entenda a relação

Os hormônios são responsáveis por milhares de funções no organismo. Produzidos por glândulas endócrinas, essas substâncias são distribuídas para todo o corpo. Quando há algum problema em sua produção ou na entrega, o indivíduo entra em um quadro de desequilíbrio hormonal.  Desequilíbrios hormonais podem ser provocados por disfunções naturais, gestação, lactação, processo de envelhecimento e patologias. Além disso, estresse, maus hábitos alimentares, falta de atividade física e uso de medicamentos também podem estar associados ao tal desajuste. Um desequilíbrio hormonal pode causar uma série de sintomas, que muitas vezes são bastantes sutis. Dentre esses sinais, está a fraqueza muscular, que, muitas vezes, está associada a patologias musculares ou neurológicas. Entretanto, esse sintoma pode ser proveniente de problemas metabólicos.  Conheça a relação entre hormônio e fraqueza muscular, a seguir.

Fraqueza muscular e alteração dos hormônios

Síndrome de Cushing

Esta síndrome é provocada pela alta concentração de cortisol no organismo. Conhecido como hormônio do estresse, o cortisol alto é muito comum em pessoas que sofrem de estresse crônico, pois o organismo está constantemente produzindo a substância para deixar o corpo pronto para resolver as situações estressantes. Com isso, a produção é contínua porque o organismo entende que deve ficar sempre em alerta para situações ameaçadoras.  O uso prolongado de corticoide também pode causar uma elevação nos níveis de cortisol, assim como o consumo de bebidas alcoólicas, falta de rotina alimentar, sono irregular, infecções e inflamações e até a prática intensa de atividade física. Quando esse hormônio é liberado em grandes quantidades e por um longo período ele pode provocar diversas alterações no corpo. Entre elas está a perda da massa magra, causando no paciente uma grande fraqueza muscular.

Hipotireoidismo

O metabolismo do corpo humano é regulado pelo T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina). Eles são produzidos e liberados pela tireoide, importante glândula endócrina. Essa glândula, que está localizada na garganta e tem o formato semelhante ao de uma borboleta, pode sofrer alterações e dar início a um distúrbio. Quando tireoide produz menos hormônios que o organismo precisa para suprir suas necessidades, dá-se o quadro de hipotireoidismo.  A queda do metabolismo acarreta para o organismo sintomas como fadiga e fraqueza muscular. A Tireoidite de Hashimoto, doença autoimune em que o organismo produz anticorpos que atacam e destroem a tireoide, também provoca o hipotireoidismo. Consequentemente, os mesmos sintomas do hipotireoidismo.

Andropausa e Menopausa

A fraqueza muscular também aparece como sintoma da andropausa e menopausa. Esse período, caracterizado pela queda dos hormônios provocados pelo processo de envelhecimento, desencadeia uma série de sintomas.  Em mulheres, a menopausa é causada pela redução na produção do estrogênio e progesterona. Nos homens, a andropausa ocorre quando a testosterona é produzida em menor escala.  Portanto, o desequilíbrio na produção de hormônios pode causar uma série de sintomas, que muitas vezes podem passar despercebidos. Por isso, é importante estar sempre atento aos detalhes:
  • fraqueza muscular;
  • cansaço;
  • irritabilidade;
  • falta de sono;
  • alterações no apetite.
Esses sintomas podem significar muito mais do que consequências causadas pela correria do dia a dia: é o seu corpo dando indício de que algo não está funcionando como deveria devido a uma desregulação dos hormônios. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Medicina Integrativa.