Diabetes tipo 2_ como controlar a doença por meio da alimentação

Diabetes tipo 2: como controlar a doença por meio da alimentação?

O diabetes é conhecido por ser uma doença silenciosa, pois só costuma produzir sintomas quando o quadro é grave e já provocou alguma complicação. O diabetes tipo 2, quando não tratado, pode causar sérios transtornos ao paciente, como infarto e perda da visão. Contudo, é possível controlar a doença de diferentes maneiras. Uma delas é por meio da alimentação. Não sabia? Então, leia o artigo para entender.

O que é o diabetes tipo 2?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de brasileiros convivendo com a doença. Essa estatística mostra a necessidade de estar atento ao funcionamento do corpo e de conhecer mais sobre o problema. O diabetes é uma doença causada por um problema na produção ou pela má absorção de insulina, o hormônio responsável por controlar a quantidade de açúcar presente no sangue, além de transformá-lo em energia. O diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo não aproveita, de forma eficiente, a insulina produzida. Quando a doença se agrava, pode evoluir para o diabetes latente autoimune do adulto (LADA), uma condição autoimune que ataca as células do pâncreas. O diabetes pode causar um aumento na glicemia. Em consequência dessa elevação, o coração, as artérias, os olhos, os rins e os nervos podem ser afetados. Em casos raros, a doença pode causar a morte do paciente.

Como é causada?

Não há uma comprovação científica para a causa do diabetes tipo 2. Porém, existem fatores de risco que potencializam as chances de alguém adquiri-la. São eles:
  • Excesso de peso;
  • Acúmulo de gordura abdominal;
  • Predisposição genética;
  • Ter idade superior a 45 anos;
  • Sedentarismo;
  • Distúrbios do sono;
  • Pressão alta;
  • Diabetes gestacional;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Alimentação rica em gordura saturada e carboidratos.

Qual a relação entre alimentação e a doença?

Como é possível perceber pelos fatores de risco, o diabetes está diretamente ligado ao estilo de vida. Por isso, a alimentação exerce grande influência no controle da doença. Maus hábitos alimentares e sedentarismo são potenciais causadores da obesidade, uma das principais doenças responsáveis pelo diabetes. O ganho de peso favorece o desenvolvimento de uma resistência à insulina.  Apesar de ser uma patologia comum em pessoas acima dos 45 anos de idade, ela pode acometer tanto crianças quanto adolescentes. Por isso, é importante adotar um estilo de vida saudável desde a infância.

Como deve ser a alimentação do diabético?

Não há mistérios, pois a alimentação de uma pessoa diabética deve ser semelhante a de uma pessoa saudável, ou seja, deve ser equilibrada, variada e completa. A dieta do diabético deve evitar:
  • Alimentos ricos em farinha branca;
  • Consumo de carboidratos;
  • Açúcar e doces em geral;
  • Mel, geléia e outros produtos de confeitaria;
  • Bebidas açucaradas, tais como, refrigerantes e achocolatados;
  • Bebidas alcoólicas.
Os alimentos que precisam constar no cardápio de portadores do diabetes tipo 2 devem ser rico em fibras, proteínas e gorduras boas, como por exemplo:
  • Grãos integrais;
  • Leguminosas;
  • Legumes em geral;
  • Gorduras boas, tais como, abacate, coco, azeite e manteiga;
  • Oleaginosas;
  • Leite e derivados.
As frutas também são recomendadas, mas devem ser consumidas em pequenas quantidades em função da frutose, açúcar natural das frutas. Os tubérculos também podem ser consumidos, desde que em pequenas porções. Entendeu como a alimentação é um fator importante no controle do diabetes tipo 2? Caso tenha outras dúvidas, procure um médico para ser orientado. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre medicina integrativa.