Como é o tratamento de Fisiologia Hormonal

A fisiologia hormonal é uma ciência que estuda as funções e o funcionamento dos hormônios no organismo de animais. Na medicina, ela surge com o objetivo de tratar doenças e sintomas causados por alguma alteração hormonal em seres humanos.  Quando uma pessoa encontra-se com os níveis de produção e distribuição de hormônios desregulados, o corpo sofre uma série de consequências. Isso ocorre porque os hormônios influenciam, praticamente, em todas as funções dos demais sistemas do organismo.  Problemas hormonais são mais comuns em mulheres, devido à menopausa. Entretanto, homens e pessoas de qualquer idade também podem desenvolver esse problema.

O que os hormônios desregulados podem causar à saúde?

São diversos os problemas provocados por uma disfunção hormonal. Por isso, é preciso estar atento aos sintomas:

Falta de sono

A melatonina é um hormônio que ajuda o organismo a relaxar e, com isso, é importante para o sono. Quando em níveis baixos, pode haver insônia, dificuldade para dormir e má qualidade do sono.

Cansaço durante o dia

Quando há uma redução do metabolismo, o corpo funciona mais devagar e com menos energia, por isso, o cansaço excessivo. Esse sintoma pode ser indício de algum problema na tireoide.

Fome ou falta de fome

Problemas na tireoide podem acelerar ou deixar o metabolismo mais lento, provocando a insaciedade ou a falta de fome, além de problemas digestivos.

Sintomas emocionais

Ansiedade, irritabilidade e depressão são alguns dos sintomas que podem ser provocados por uma variação hormonal, principalmente quando ela acontece de forma brusca. Apesar de ser comum em mulheres, o problema também ocorre em homens, principalmente na andropausa.

Estresse

O cortisol é o hormônio que regula as situações de tensão, em que é preciso estar alerta. Se constantemente alto, esse hormônio pode gerar esgotamento e queda da imunidade.

Acne

A quantidade excessiva de espinhas é um indício de que os níveis de testosterona podem estar altos. Além desses sinais, é preciso observar também outros sintomas, como:
  • queda de cabelo;
  • aumento da gordura visceral;
  • unhas quebradiças;
  • manchas escurecidas na pele;
  • aumento de peso;
  • inchaço.

Como é o tratamento pela fisiologia hormonal?

O tratamento de fisiologia hormonal é realizado com base em um estudo do organismo e dos hormônios do paciente. A partir de uma análise, é traçado uma estratégia de tratamento individualizada. Durante a avaliação, é realizado um estudo em que são considerados o estilo de vida do paciente: se ele pratica atividade física, quais são os hábitos alimentares, entre outros. Dessa maneira, exames para checar os níveis dos hormônios podem ser solicitados para que o tratamento seja prosseguido.  São realizados, também, planos nutricionais e de atividade física, já que, em muitos casos, uma mudança de hábitos consegue reequilibrar o funcionamento hormonal.  A modulação hormonal é realizada quando a mudança no estilo de vida não consegue suprir o reequilíbrio. Nela, são utilizados hormônios bioidênticos, aminoácidos, vitaminas e antioxidantes, que auxiliam no restabelecimento das funções. A fisiologia hormonal tem o objetivo de resgatar o equilíbrio funcional do organismo para que o paciente recupere a saúde e a qualidade de vida. Se realizado de maneira preventiva, esse tratamento pode evitar o aparecimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças renais e neuropsíquicas.  Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Medicina Integrativa.